Aqui é um espaço dedicado ao estudo da wicca e do neo-paganismo, espero que gostem.
Sejam bem vindos!!!
Welcome!!!

Instrumentos Auxiliares





Esses instrumentos mágicos auxiliam a bruxa nos seus rituais , Sabbaths, Esbaths e Feitiços e métodos adivinatórios. Cada um deles tem seu significado e sua importância.


Cornucópia: Também chamado de corno da fartura, ela era usada pelos gregos na era antiga para decoração e também usado pelas bruxas. É um chifre por isso relacionado ao Deus Corniféro, o seu interior representa o feminino (o útero), principalmente quando esta cheia simbolizando a terra de fartura, e a boa colheita, nos tempos atuais a boa fartura. Usamos na decoração no Lamma também chamado Lughnasadh (a festividade de Ação de Graças). Em seu interior colocamos frutas, grãos, mini abóboras, milhos, folhas, enfim tudo que possa representar a boa colheita. Você pode comprar ou fazê-la(Até mesmo de papel, fazendo o mais belo possível).



Bússola: A muitos séculos atrás não se sabe ao certo nem o seu verdadeiro inventor nem mesmo o ano. Alguns dizem que foram os chineses outros relatam ser os europeus. O que se sabe que em 1187 teve o primeiro relato por Alexander Neckam no seu livro de inventos, que os navegadores já usavam a bússola para se direcionar. Alguns dizem que já na idade da pedra , os pré-históricos perceberam que um metal esfregado a uma pedra direcionava cada ponta do metal para o mesmo lado, mais são dados não confirmados na história. Ela é usada para direcionarmos, pois cada ponto cardial é fundamental na bruxaria. É sempre importante termos uma bússola, assim saberá onde colocar cada objeto no seu altar, direcionar-se em seus rituais para chamar os quadrantes. Cada elemento da Natureza pertence a um ponto cardial.



Colher de Pau: Esse é um dos artigos mágicos da cozinha, auxiliando a bruxa no preparo de seus porções entre outros. Utilize-a somente para a magia. Você também pode potencializar a sua colher de pau da cozinha de sua casa e transformar- lá num instrumento de energia, para o preparo de seus alimentos. Pegue uma colher nova( nunca usada), passe-a nove vezes sobre o fogo com cuidado para não queima-lá e se queimar, depois mergulhe-a na água e por último sobre ela, jogue três pitadas de sal. Use-a normalmente no preparo dos alimentos, impregnando seus alimentos com amor. E não pense duas vezes antes de usá-la como "varinha de mágica".



Incensos e Incensários: Existe vários tipos de incensos e incensários.O incenso e fundamental na Wicca, relacionado ao elemento ar. Ele purifica o ambiente. Cada tipo de incenso é para uma finalidade, mas se você não souber poderá usar sua intuição de bruxa. O incensário é o que sustenta o incenso, esse só se é usado se você optar pelo incenso em pálido. Para a escolha desse objeto também use sua intuição (esse é o melhor de todos os guias).



Pêndulo: Usado para captar as vibrações do ambiente. Basicamente é um peso sustentado por um fio ou cabo flexível. Ele pode ser feito de vários materiais como cristal, madeira, pedra, metal e outros. Ele também pode ter vários formatos, não existe uma regra no formato. Você pode comprar ou fazer seu próprio pêndulo. Um objeto sem nenhuma complexidade para se usar, ele basicamente tem duas resposta, SIM ou NÃO. A complexidade das respostas depende apenas do operador e suas perguntas.



Pedras : Elas são condutores, receptores, amplificadores e geradores de energia. O seu poder é incrível. Muitos já utilizam com sabedoria sua energia e seu poder para cura e energização de ambientes, pessoas e animais. Os atómos que compõem essas pedras estão em perfeita harmonia, um dos maiores motivos por serem usada na Wicca, que é sinonimo de harmonia. Não só pela beleza, mais a simples contemplação das pedras preciosas, nos transmite muitas energias e nos leva a outras dimensões. Hoje muito usada para a cura elas limpam todos os chácaras e nos purificam.


Sal: O sal marinho é extraído através da evaporação da água do mar. Muito usado no preparo de alimentos entre outros. O Sal de rocha é obtido na mineração de minas de sal subterrâneas, que se formaram com a secagem de rios e mares .O sal em seu estado puro consiste de cloreto de sódio e é encontrado em grande quantidade na natureza. Eles são um dos maiores purificares usados na wicca. Para se purificar e consagrar os instrumentos mágicos, usa-se uma mistura de agua com sal. Também usado por alguns bruxo para consagrar no círculo mágico os pontos cardiais.


Talismãs: são objetos mágicos para atrair algo no qual o objeto foi consagrado, como sorte, proteção, amor, fartura, entre outros ao seu portador. Algumas bruxas usam um pentagrama consagrado como colar para simbolizar a sua religião e para proteger-se. Esse é só um dos diversos exemplos que eu poderia citar. Não confunda Talismã com amuleto, pois eles tem objetivos diferentes.

Bola de Cristal: Esse é um dos instrumentos mais caros no uso adivinhatório. É um dos mais antigos método usado pelas bruxas para fins adivinhatórios. A verdadeira bola de cristal é de cristal quartzo, um material bem caro, por isso o motivo do preço. Nos tempos modernos ela ficou muito popular, por isso muitos fizeram bolas de vidro temperados dizendo ser de cristal, por serem bem parecidos. Não se deixe enganar, você identifica uma verdadeira bola de cristal, por seu peso, pela sua temperatura (por ser bastante fria representando a profundeza do oceano), e pelo preço (as bolas de vidro são bem mais baratas, mais não surte efeito). Utilizada nos rituais de Lua cheia ela pode ativar poderes psíquicos.


Velas e Castiçal: O homem primitivo usava o fogo para afastar os animais selvagens, e para protege-los dos demónios da noite, nos tempos atuais descobrimos que eles estavam corretos. Descobrimos também uma das mais simples formas de magia é a magia das velas. Trata-se de ritual inicial, prático e básico, que qualquer iniciado na prática pode realizar e aos poucos, aprendendo a direcionar. Importante que você unte as velas com óleo antes de usa-las para que neutralize e elimine as energias já encontrada nela, antes de chegar a você. Use óleos neutros ou mágicos de acordo com seus objetivos. O castiçal serve para apoiar a vela em sentido vertical. Evitando que suje ou queime, onde esta apoiado(toalha , mesa...) muito usado em Altares dentro de casa. O ideal e que você use sempre sua intuição para escolher cada objeto.


Óleos mágicos: O óleos mágicos podem ser para várias finalidades. Ele pode ser de origem Mineral, vegetal ou animal (não é muito aconselhável o uso do óleo animal em rituais). De acordo com a finalidade de seu ritual você escolhe o tipo de óleo que vai se usar, tanto para unção como para outras finalidade. você tem que ter o mínimo de conhecimento em ervas (pode pesquisar) para saber o óleo ideal para cada ritual e sua finalidades. Na magia não devemos usar apenas as essências pois elas só proporciona o em estar de seus aromas. Devemos usar os óleos essenciais, porque eles possuem propriedades mágicas e medicinais.


Porções Magicas: Elas sempre tiveram ligadas as poções mágicas. As bruxas sempre dominaram o conhecimentos das ervas. Ao contrário do que dizem nas histórias e mitos tão associado aos venenos e beberagens maléficas. As porções nada mais é que uma beberagem usada principalmente para cura.


Runas: Um metodo advinhatorio usado pela bruxas. O alfabeto rúnico compõem-se de 24 caracteres e possuem estreita ligação com as condições de vida, costumes e crenças dos antigos povos proto-germânicos. São nomes de animais, de vegetais, de elementos e manifestações da natureza, de sentimentos e de deuses, representando conceitos abstratos, carregados de sentido simbólico, através dos quais se desenvolve a interpretação do oráculo.


Tarô: É difícil estabelecer uma data precisa para a criação do Tarô. As versões mais antigas que chegaram até nós datam do séc. XIV, mas alguns estudiosos dizem que o Tarô foi inventado há milhares de anos, pelos egípcios segundo uns, ou pelos romanos ou indianos de acordo com outros pesquisadores A palavra tarô na língua portuguesa (ou em outras línguas: tarot, tarock, tarok, tarocco, tarocchi etc). Existe vários tipos de Tarô, desde tarô Marselha a tarô das bruxas. O tarô é um metodo advinhatório. O tarô de marselha é um conjunto de 78 lâminas (assim como são chamadas as cartas) constituído de 22 arcanos maiores e 56 arcanos menores, ilustradas por figuras simbólicas. O tarô mágico das bruxas constituído de 45 lâminas ao total, ilustradas com sibolos da natureza. Normalmente usa-se muito o Tarô de marselha que aparece na segunda metade do século 14, na Europa cristã, com iconografia cristã.


Pilão para ervas: Objeto utilizado para amassar e triturar ervas. Outros itens também podem ser misturados para encantamentos e trabalhos diversos de magia.
Simbolizam também as polaridades masculino e feminina que se unem para a procriação. Muitos praticantes solitários utilizam o almofariz como um cálice e o pilão como um bastão, quando não os possuem

Ervas: A mãe natureza dispõe milhares de ervas para o uso medicinal. As bruxas em particular sabiam e sabem dominar o conhecimentos da ervas, e as ultilizam muito para banho, poções entre outro, com o objetivo principal a cura(cura do corpo, cura da alma, cura das energias...). Lêia muito antes de utiliza-las pois existes ervas venenosas também , saiba para qual finalidade e exatamente qual erva você precisa utilizar. E principalmente peça sempre autorização a mãe natureza antes de retirar qualquer erva, planta ou ser da natureza.


Você pode comprar ou fazer cada instrumento, o ideal seria que você construísse, pois estaria colocando suas energia desde o primeiro momento de nascimento de cada instrumento. Para uso de cada instrumento mágico estude sobre planetas, dias, horário, combinações de cristais e ervas, Deuses e Deusas, existe um mundo de criatividade dentro de cada um de nós... Basta ser explorado!
Fontes: bruxari.net entre outros, e anotações pessoas.